sábado, 24 de maio de 2014

Crônica da Pós-Depressão



  Depressão não pode ser vista como um ferimento nem tem diagnóstico preciso, atualmente, de maneira leiga e amadora, muito é falado e pouco é sentido, sendo quase imperceptível aos que convivem com o enfermo, esse, muitas vezes, não recebe a ternura ou a compaixão tão necessárias nesse momento, caracterizando uma doença realmente terrível.
  Limitação de pensamento ao invés de movimento, dor que se propaga na alma. Quem me dera fosse no corpo, porque interfere justo na felicidade e na personalidade? Meus dias escoam rapidamente e se passam como que dentro de um aquário de lados construídos de incerteza, arestas com traços fortes e bem definidos que se interceptam em vértices cada vez mais rígidos, como os comentários dos que me julgam, por que não me ajudam? Sabes todos os caminhos certos da vida incerta? Por que comete então erros e carregas frustrações?
 O aquário que embaça minha visão e minha mente, é então preenchido com uma solução, não dos problemas, mas de confusão e pensamentos desordenados e desconexos que machucam, não me deixam sentir e nem decidir, nado como um peixe, rodo em círculos nessas águas túrgidas que nunca se limpam e ficam cada vez mais sujas, rezo para que o aquário caia e quebre, libertando-me em um oceano infinito de alegrias, mas isso não chega logo, tão pouco quando queremos..............demora....................e demora................................ e demora........................................
  Aos que não conseguiram sair do aquário, aconselho que não desistam, mas não sei que métodos podem ajudar, mas aos que saíram e estão confusos como eu, nadando novamente no oceano, partilho um pouco de minhas experiências e conclusões.
  Não ligue para o tempo que passou, certamente, se você pudesse ter evitado, teria evitado, mas não é culpa sua, você tem tanto controle sobre a depressão quanto tem controle sobre a gripe, já foi e não volta, para o bem e para o mal, pensar nisso só renderá amarguras, guarde o que aprendeu, veja o que foi polido e o que foi descartado, guarde o que achar necessário e siga em frente. Por mais traumático que tenha sido e por mais que as lembranças mais pareçam sonhos do que realidades passadas, você acordou, não sei como sua vida está agora mas posso afirmar a você que os passarinhos ainda cantam de maneira tão bela como sempre fizeram, ainda tem dias com chuva, ainda tem dias com sol, ainda existem arco-íris e casais apaixonados, ainda existem também muitos pessoas mais velhas que dizem que tudo no tempos delas era melhor e a juventude com idéias contrastantes.
  Não ligue para o que os outros dizem se isso machucar, por mais que os outros estejam tentando ajudar, só você sabe o que passou e sentiu, sua doença não é como a minha, nem suas dores nem sua personalidade, faça planos, não seja duro com você mesmo, seja benevolente consigo, você tem tanta culpa quanto a pessoa que ficou em coma no hospital e tem os mesmos direitos que ela de reconstruir, estabelecer novos objetivos e perseguir novos sonhos, a diferença é que talvez as pessoas costumam ter mais dó da pessoa que ficou em coma e pensem que você está mentindo, inventando uma desculpa, se isso acontecer, faça o melhor que você pode fazer, expresse, diga o que aconteceu, diga o que pensa, use roupas que sempre teve vontade, coma aquele alimento que sempre quis experimentar, converse com estranhos, faça gentilezas, tome chuva descalço ou não faça nada disso, porque talvez suas idéias e vontades sejam mais ou menos extravagantes do que as minhas, porém, faça algumas coisa.
  Não se preocupe com as coisas, tome as providências necessárias e suas decisões com firmeza, as pessoas mais tristes que conheço confundem despreocupação com irresponsabilidade, se isso fosse verdade, não seriam duas palavras diferentes.
  Minha última manifestação, acredito que sirva para todos, doentes ou não, recuperados ou não: se não encontrou algo em meus escritos que correspondam ao que você acredita, pensa ou tem vontade, siga seu pensamento e sentimentos, você lá no fundo sabe o que tem vontade e, nem eu, nem você e nem ninguém pode dizer em que as suas decisões irão acarretar, você vai errar em algum momento igual a mim, você vai acertar em algum momento igual a mim, você pode ser bom em algo igual a mim, você pode não ser bom em algo igual a mim. Eu acredito que, entre as poucas constantes que podemos afirmar sobre a vida, a relação diretamente proporcional entre felicidade e criatividade é verdadeira, todos os dias a vida irá fornecer personagens e cenários para você, em diversas situações, você será o diretor, o protagonista, o narrador e , se souber cantar, até mesmo fará a trilha sonora, serão cenas de romance, drama, comédia, algumas parecerão até ficção e outras de ação, todas poderão ser vividas intensamente e de coração, com um toque de magia chamada criatividade, poderão ser lembradas como conquistas e superação, mais emocionantes do que qualquer cena ensaiada de qualquer filme ou teatro já feito, porém mais valiosas e com um detalhe, nunca serão encenadas novamente.


Dedicado para mim e todas as pessoas que já sofreram depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário